Redação FCC: como garantir uma nota 10!

Redação FCC: como garantir uma nota 10!

Redação FCC: como garantir uma nota 10!

Oi, concurseiros de plantão!

Hoje nós vamos conversar sobre um assunto muito relevante para quem faz concurso da banca FCC: a redação!

Quem já fez prova para essa banca sabe bem que a redação da FCC é mais complexa de ser feita. E eu não vou aqui falar pra você que o texto é tranquilo e que basta chegar lá na prova com uma estrutura montada na cabeça que vai dar certo. Eu queria que isso fosse verdade, mas o fato é que tirar uma nota acima de 8 nessa banca realmente é um desafio. Por isso, no texto de hoje, eu vou apresentar algumas dicas para que você consiga dominar a banca. Vamos lá?

Primeiro, você precisa saber que a FCC avalia a redação do candidato observando os seguintes critérios: expressão (10% da nota), estrutura (40%) e conteúdo (50%).

O primeiro ponto a ser analisado é o quesito expressão. Nele a banca avalia a uso da norma culta da língua portuguesa. Isso significa que é nesse critério que o corretor vai observar se você tem muitos erros de ortografia, de concordância, de regência. Nesse caso, o melhor a se fazer é ficar atento se você comete esses erros na sua escrita para que não venha a ser penalizado na sua redação.

Vale lembrar que o erro mais comum na expressão é a pontuação. Em seguida, vem o uso indevido do acento grave. O pronome “onde” também costuma ser usado indevidamente. Por isso, fique ligado/a nesses pontos para que você não tenha a sua nota diminuída por erros simples de serem resolvidos. Estude a sua escrita e peça para algum professor ver se você comete esses erros

O segundo ponto avaliado pela banca é a estrutura. Em um texto dissertativo-argumentativo, a estrutura é vista a partir dos seguintes pontos: atendimento à tipologia textual (você fez mesmo um texto dissertativo argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão?); Continuidade de ideias (você apresentou o tema na introdução? Desenvolveu um argumento em cada parágrafo? Apresentou um resumo na sua conclusão?) e Coesão textual (você usou conectores de coesão? Repetiu muitas palavras? Faz referência por meio de pronomes?).

Por isso, é muito importante que você estude a estrutura básica da argumentação bem como tenha domínio dos recursos de coesão. Um texto limpo e organizado, com uma estrutura perfeita, já é meio caminho andado para que a sua redação tenha uma boa nota. Assim, saber usar corretamente os conectores, amarrar as suas ideias em cada parágrafo e ter uma sequência lógica de argumentos são alguns fatores que fazem a sua estrutura ficar perfeita.

Por fim, existe o último e mais temido critério avaliado pela banca para que a sua redação tenha nota alta: o conteúdo! Meu Deus, aqui é que mora o medo da maioria dos meus alunos. E eu sei também que não é fácil. É um desafio para todos nós.

É no conteúdo que a banca vai avaliar a sua seleção de informações para defender o ponto de vista. É aqui que mora o perigo. Se você não tiver um bom repertório sociocultural, se não apresentar um domínio sobre os fatos que ocorrem no mundo você estará bem longe de conseguir uma argumentação profunda sobre o tema. Falar apenas de maneira geral, com a mesma seleção de argumentos que todos usam, não vai fazer você tirar mais de 7 na sua redação.

Por isso, uma dica que eu dou para a redação da FCC é que o candidato não apenas fique atento aos fatos cotidianos que surgem no mundo como também tenha um olhar crítico e filosófico sobre esses fatos. Para conseguir isso, eu indico a leitura de duas fontes de pesquisa: o Nexo Jornal e a Revista Cult.

Além da leitura, é importante que você entenda alguns conceitos filosóficos como modernidade líquida, sociedade do cansaço, banalidade do mal entre outros. Essas temáticas sempre surgem nas redações da banca.

Enfim, agora que você já sabe como a banca corrige a sua redação, acredito que ficou mais fácil você saber como melhorar, não é? Saber como o nosso “inimigo” trabalha nos deixa mais seguros sobre o modo como devemos agir.

Então o próximo passo a ser seguido por você é começar a praticar a sua escrita! Por isso, adquira um curso de correção de redação em que o professor tenha temas no estilo da banca. Assim, com a prática de redações e com as leituras que você vai fazer, é bem possível que a sua redação tenha a nota máxima.

Gostou da dicas? Tem ainda alguma dúvida sobre a banca? É só comentar aqui embaixo que eu respondo.

Boa semana, pessoal! Até o próximo texto!

Lembrem sempre: o sucesso vem daquilo que fazemos repetidamente, todos os dias. Constância é a palavra. Estou na torcida por vocês.

Postado em

Deixe um Comentário