10 Dicas para passar em Concursos Públicos

10 Dicas para passar em Concursos Públicos

Curso Dissertando

É extremamente normal sentir um pouco de pânico quando se está diante de um concurso público importante: e não é para menos! Essa prova pode definir todo o resto de uma vida profissional nos próximos anos. Mas então, como passar no concurso público? Como sair na frente? Veja as dicas que separamos para você!

1- Reserve um tempo só para você estudar

Nesse momento alguém pode dizer “Mas eu só tenho vinte minutos por dia”. Tudo bem, faça estes vinte minutos renderem o máximo que você puder. Formar grupos de estudo com amigos que também irão prestar prova para o mesmo concurso ou para outro do mesmo tipo, também é interessante.

Caso tenha mais tempo (E dinheiro) disponível, avalie se vale a pena fazer os cursinhos pré-prova. Há várias opções, desde cursinhos presenciais, em escolas de concursos e pré-vestibulares, até cursos online, vários deles gratuitos.

Hoje, temos a internet a nosso favor, portanto, não há desculpas para não estudar. Várias apostilas podem ser baixadas em PDF e lidas off-line. As bancas estão cheias de livros específicos para concursos. Você apenas tem que reservar este tempo para si e estudar.

2- Dê uma pausa nas festas

Pelo menos um mês antes de qualquer prova, dê uma pausa na diversão, seus amigos com certeza irão entender. Além do mais, as festas serão bem melhores depois, quando você puder ter a certeza de que na segunda-feira haverá um emprego estável, com bom salário lhe esperando, sem falar que haverá mais dinheiro para se gastar e aproveitar com os amigos.

As festas também consomem muito tempo: há o tempo de sono perdido, que será compensado no outro dia, as obrigações do dia a dia continuam ali, e isto no fim irá ser traduzido em menos tempo para estudar.

Sem falar que, durante alguns dias, talvez seu ciclo de sono esteja desregulado por conta da noite em claro. E este desregulamento pode afetar a qualidade do seu sono, afetando o desempenho no concurso.

3- Dependendo da prova de matemática, troque as teorias por fórmulas básicas e alguns jogos de lógica

Algumas provas possuem a necessidade de conhecimentos específicos, como as de ensino superior. Mas, caso este não seja o seu problema, a maioria das provas de matemática fazem uso das “fórmulas inesquecíveis”, como Bháskara e regra de três.

Atividades de lógica matemática ajudam e muito em um concurso. E, mesmo que a sua prova possua conteúdo específico, esse tipo de atividade também ajuda a entender e aprender melhor o conteúdo específico. Aprenda brincando!
Estes joguinhos podem ser encontrados em vários sites da internet. Basta colocar no buscador “jogos de lógica” e várias opções virão. Escolha diferentes jogos e divirta-se!

4- Cuide do seu corpo

Cuidados com a alimentação e saúde são fundamentais. Faça refeições mais leves, nutritivas e se puder faça exercícios físicos regulares, eles ajudam para um desempenho melhor na hora do concurso. Diversas pesquisas apontam que uma boa alimentação e exercícios físicos regulares auxiliam na absorção de aprendizados e memórias.

Além de aumentar várias capacidades cognitivas. Procure fazer pelo menos trinta minutos de atividade física diária ou uma hora três vezes por semana. Cuidado também com os “atletas de final de semana”, que praticam atividades físicas apenas sábado e domingo. Isto pode trazer lesões e não terá efeitos benéficos no seu corpo e mente.

5- A importância do lazer

O lazer possui uma função bastante importante em nossas vidas: ele ajuda a relaxar, e também, estas pausas, fazem com que, quando você voltar para estudar novamente, seu cérebro estará em melhores condições para aprender. Por isso, leia um livro, se dedique à um projeto pessoal, cozinhe algo legal para si ou para alguém, enfim, divirta-se. Ter esse tempo de lazer, para relaxar, faz com que a informação recebida anteriormente durante os estudos, fixe na mente, e até mesmo um conteúdo que não foi entendido vá de maneira “mágica” ser desvendado. O laser é importante mas tem que ter qualidade!

6- Dormir bem é muito importante

Sabe aquelas vezes em que passamos muito tempo tentando aprender, vamos dormir e no outro dia, tudo parece estar mais claro? Pois bem, por isso dormir é importante. O cérebro precisa deste tempo de descanso. Um cérebro descansado aprende mais e melhor, aumentando muito as suas chances de ir bem na prova.

Quer sair bem no concurso? Vá dormir cedo no dia anterior ao invés de ficar estudando.

Um adulto precisa, em média, de oito horas de sono para se recompor. Caso você seja um concurseiro mais novo abaixo de 23 anos, talvez precise de mais horas de sono. É uma necessidade biológica dos processos de maturação humana.

7- Nunca subestime um dia de estudo

Não caia na armadilha do “amanhã eu estudo”, frases como essas são mais comuns do que se imagina. A questão será qual vai ser a desculpa quando você não passar na prova.

É muito importante ter os horários definidos e uma rotina. Mas, o contato com o conteúdo da prova precisa ser diário. Caso sinta que será demasiado o tempo de estudo, reserve os domingos para outras coisas. Caso não possua muito tempo, grave áudios, coloque no seu celular e siga escutando durante o dia. Isto vai ajudar muito. Todo e qualquer contato com o conteúdo é extremamente importante.

8- Escolha uma área

Isto é importante, especialmente que, para estudar para um concurso, vai ser necessário demandar muito tempo. Não adianta ficar passeando entre as várias possibilidades de áreas. Caso seja do seu desejo a área da saúde, foque em concursos da saúde. Caso seja seu desejo a área do direito, foque nisto também. O importante é realmente focar em uma área específica.

Imagine só: qualquer pessoa que presta provas para concursos sabe a quantidade de conteúdos que devem ser estudados. Caso um concurseiro fique mudando de área o tempo todo, a cada novo concurso serão livros e mais livros para serem aprendidos. No caso do foco não: há apenas a necessidade de aprofundar ainda mais o que já se sabe, facilitando muita coisa e aumentando as suas chances de aprovação em cada prova, além de eliminar os erros que se comete com frequência.

9- Mantenha o foco durante os estudos

Estamos em uma geração onde a distração está ao nosso alcance como nunca antes: Netflix, smartphones, internet, redes sociais o dia todo, entre muitas outras coisas.

A questão é que estas distrações não apenas tiram o foco durante os estudos, como também podem afetar a concentração na hora da prova, visto que há uma diminuição do tempo total de foco.

Dedique um pequeno tempo específico do seu dia para ver suas redes sociais, responder mensagens e e-mails, você pode fazer isso por exemplo durante um momento possível, como ônibus e hora do almoço.

Mas é necessário entender que a hora dos estudos não pode ser perturbada por nada. Se o impulso for muito forte, coloque o aparelho no silencioso e desative a internet.

O foco na hora dos estudos deve ser total. Depois da prova você até pode fazer uma maratona de séries e filmes, mas antes, não. Prioridades devem ser definidas.

10- Use técnicas de estudo para concursos

A primeira coisa que se deve entender quando estamos estudando: cada caso é um caso e cada aluno possui a sua particularidade e seu momento. Isso quer dizer que, quando estudamos, cada um possui uma maneira diferente de aprender: alguns aprendem escutando, outros lendo, alguns escrevendo e por aí vão as infinitas possibilidades de aprendizagem. Identifique quais são as suas.

Vale muito a pena, antes de começar seus estudos, refletir sobre qual a melhor maneira de se absorver um aprendizado agora. E, a partir disto, procurar na internet maneiras de se aprender através daquele método. Caso não tenha encontrado um método por si próprio, pesquise na internet também. A cada dia surge uma nova técnica.

Quais dicas você mais gostou? Qual você já segue? Deixe o seu comentário e bons estudos!

Postado em

Deixe um Comentário