Redação Banca Cespe: Como fazer?

Redação Banca Cespe: Como fazer?

Curso Dissertando

Olá, pessoal! Como vai?

O nosso texto de hoje trata de um assunto que sempre gera polêmica para quem vai fazer redação da banca cespe. Isso porque essa banca, de maneira diferente da maioria das outras examinadoras do país, não costuma exigir que o candidato faça um texto dissertativo-argumentativo, mas sim que ele produza um texto dissertativo-expositivo.
Porém, você deve estar se perguntando: mas o que, na prática, isso significa? Vamos lá, então:
O texto dissertativo-argumentativo é aquela redação tradicional, que precisa de uma apresentação do tema e de um ponto de vista (opinião/tese) sobre esse tema. Nesse tipo de texto, é essencial que você apresente a temática a ser elaborada. Vejamos um exemplo de introdução de um texto argumentativo sobre o tema aumento da violência urbana na sociedade brasileira:

A sociedade brasileira vivenciou, nos últimos anos, uma avalanche nos casos de violência, especialmente nas áreas das grandes cidades. Nesse contexto, a crescente crise econômica, que fomenta ainda mais a desigualdade social, e o descaso do poder público com os jovens são fatores que desencadeiam esse mal.

Perceba que, nesse tipo de texto, o tema foi apresentado junto com as suas possíveis causas (segundo período). Claro que existem diversas formas de elaborar uma introdução de um texto argumentativo, mas em todas elas o tema deve aparecer “de cara”. Ademais, também é preciso que você expresse uma opinião sobre ele (nesse caso, a opinião é que “houve uma avalanche nos casos de violência). No geral, as introduções desse tipo de texto devem apresentar no máximo 5 linhas.

Já no texto dissertativo-expositivo (foco da banca Cespe) não é necessário que você apresente um uma introdução e uma conclusão sobre o tema. Isso porque, normalmente, a cespe disponibiliza o tema e solicita que você desenvolva a redação por meio de dois ou três pontos principais. Veja, abaixo, um exemplo do que seria uma proposta de redação da Cespe:

Exemplo:
Redija um texto dissertativo acerca do aumento do número da população de rua no Brasil. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos

  1. O aumento de número de moradores de rua: possíveis causas;
  2. Dificuldades enfrentadas pelo Estado para promover a diminuição no número de moradores de rua;
  3. Possíveis intervenções do Estado para se alterar o cenário.

Veja que, em uma proposta como essa, a banca não deseja que você apresente um ponto de vista sobre a população de rua. Além disso, ela também não quer que você aborde uma apresentação do tema. O que a banca espera de você é a sua capacidade de desenvolver a redação seguindo os três tópicos que foram indicados na proposta.
Para fazer isso, o que você deve ter ciência é que cada tópico apresentado deve ser apresentado na mesma ordem dada pela banca. Nesse caso, no primeiro parágrafo, você vai desenvolver as causas do aumento da população de rua no Brasil; em seguida, no segundo parágrafo, você vai abordar as dificuldades enfrentadas pelo Estado para promover a diminuição no número de moradores de rua e, por último, na sua “conclusão”, você vai apresentar intervenções/medidas/soluções para a mudança do quadro.
Veja que existe uma necessidade que cada tópico seja desenvolvido em um parágrafo separadamente. Evite misturar os tópicos. Isso auxilia muito, inclusive, na hora da correção da sua redação. Um texto mais organizado, que busca ter cuidado com o que foi solicitado, é o primeiro passo para que a sua redação tenha coesão e, consequentemente, uma nota alta.
Outra dificuldade que pode surgir na cabeça de quem vai fazer uma redação como essa é como devemos começar os parágrafos. Uma dica que eu dou é sempre tentar reproduzir o que foi solicitado logo no começo do seu parágrafo.

Exemplo:
“Em relação às dificuldades enfrentadas pelo poder público a fim de promover a redução do número de moradores de rua……..”. Perceba que, dessa forma, você já consegue começar a desenvolver o seu tópico de número 2.
Outro ponto que muitos alunos questionam é se a redação vai ter coesão, afinal de contas não é preciso fazer introdução e nem conclusão. Veja bem, pessoal: todo texto que se preze, que seja coeso e coerente, apresenta início, meio e fim. O seu texto, ao desenvolver os tópicos que foram solicitados, automaticamente terá introdução, desenvolvimento e conclusão. Porém, a introdução já será feita indo direto ao tópico que foi solicitado, sem precisar apresentar o que será abordado.

Vamos, então, fechar a nossa ideia. Veja as dicas finais:

  1. Preste muita atenção na proposta. Não deixe de abordar na sua redação, mesmo que superficialmente (caso você não saiba o conteúdo), o que a banca pediu. O atendimento à proposta é fundamental.
  2. Desenvolva cada ponto em um parágrafo.
  3. Use recursos de coesão dentro dos parágrafos. As retomadas, os recursos que dão ideia de continuidade (dessa forma, assim, em decorrência disso, com isso…) são ótimos para desenvolver o que foi indicado.
  4. Traga informações e fatos que mostrem o que a banca pediu.
  5. Seja claro na sua escrita. Não precisa ser prolixo. Vá direto ao ponto, sem rodeios. O conteúdo, para a banca cespe, é o que mais importa.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Então comente aqui o que você deseja saber para que eu faça outro texto sobre diferentes assuntos.

Por hoje é só, galera! Até o próximo texto!

 

Postado em

Deixe um Comentário